Tempo de desafios...

2020 iniciou de maneira diferente... aprendemos na prática o que significa uma pandemia, o que nos levou a parar para fazer reflexões e nos impôs algumas situações que jamais pensaríamos viver.

Quando imaginamos que veríamos uma escola de Educação Infantil, que é pulsante, alegre, com sons peculiares de muitas vozes sendo faladas juntas, sons de balanços e muitas vezes de choros, seria silenciada?

Sim! Esta é nossa nova realidade! E, por mais que isto nos incomode, agora é hora de ficar em casa cuidando de nós e dos outros, embora talvez nem conheçamos estes outros.

A Base Nacional Comum Curricular (2017) e o Referencial Curricular de Esteio (2019) referendam sobre “[…] as condições para que as crianças aprendam em situações, nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e que se sintam provocadas a resolvê-los, nas quais possam construir significados sobre si, os outros e o mundo social e natural”. (BNCC,2017, p.37).

Pensando, então, nesta situação inusitada, e, sabendo que a Educação Infantil acontece nas interações e nas brincadeiras, foi preciso nos (re)organizar, para que essas brincadeiras e essas relações aconteçam, priorizando o sorriso e a alegria das nossas crianças em seus lares acompanhados de seus familiares sempre que possível.

Acesse conteúdos da Educação Infantil em vídeo:

Acesse a biblioteca de livros infantis: