Documento Referência recebe contribuição na Conferência Municipal de Educação 


Com apoio da Secretaria Municipal da Educação (SME), a coordenação do Fórum Municipal de Educação realizouem 19 de outubro, a Conferência Municipal da Educação. A atividade virtual ocorreu através do Google Meet.

Tendo como tema “PNE (2024 – 2034) Política de Estado para a garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”, o encontro foi mediado pelo coordenador do Fórum Municipal de Educação (FME).

No total, foram registradas 137 inscrições nos seguimentos estudantes, professores, dirigentes e diretores, conselheiros, pais e responsáveis e comunidade geral. Os inscritos foram divididos em três salas, cada uma abordando alguns dos eixos sete eixos da Conferência. Os participantes sugeriram ações em diferentes áreas da Educação, com reflexos no fortalecimento do Sistema Nacional de Educação (SNE), e orientações necessárias a execução dos planos decenais nas diferentes esferas, com sugestões para o aprimoramento constante da gestão e educação de qualidade e garantia do direito de todas as pessoas à educação, entre outros tópicos. Também foram escolhidos, no final do evento virtual, os 10 delegados que representarão Esteio na Conferência Estadual de Educação, entre os dias 16 e 17 de novembro na cidade de Porto Alegre, etapa que antecede à Conferência Nacional, entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2024.

A Conferência Municipal contou com participação do prefeito Leonardo Pascoal e da titular da SME, Cláudia Ruschel, que destacou a relevância da proposição de metas educacionais das próximas décadas do país. “Gostaria de ressaltar o empenho dos coordenadores, que nesse calendário justo, tornam possível esse espaço. Ressalto também a importância das discussões para que possamos contribuir com o Plano Nacional de Educação da próxima década. Sintam-se à vontade a expor as suas ideias, que seja promissor”, destacou.

Durante o evento, os presentes também puderem assistir ao vídeo da apresentação do músico esteiense, professor de música Robson Pains, servidor da Prefeitura. 


Conferência Municipal da Educação Eixos

Eixo I – O PNE como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE), sua vinculação aos planos decenais estaduais, distrital e municipais de educação, em prol das ações integradas e intersetoriais, em regime de colaboração interfederativa

Eixo II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades, nos diferentes contextos e territórios

Eixo III – Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade: equidade e justiça social na garantia do Direito à Educação para todos e combate às diferentes e novas formas de desigualdade, discriminação e violência

Eixo IV – Gestão Democrática e educação de qualidade: regulamentação, monitoramento, avaliação, órgãos e mecanismos de controle e participação social nos processos e espaços de decisão;

Eixo V – Valorização de profissionais da educação: garantia do direito à formação inicial e continuada de qualidade, ao piso salarial e carreira, e às condições para o exercício da profissão e saúde

Eixo VI – Financiamento público da educação pública, com controle social e garantia das condições adequadas para a qualidade social da educação, visando à democratização do acesso e da permanência

Eixo VII – Educação comprometida com a justiça social, a proteção da biodiversidade, o desenvolvimento socioambiental sustentável para a garantia da vida com qualidade no planeta e o enfrentamento das desigualdades e da pobreza


Delegados eleitos

Elaine Silveira Teixeira Ferreira

Marcelo Alexandre de Azevedo

Dirce Hechler Herbertz

Elisabete Moreira Mattos Antônio

Ângela Maria Vieira

Tatiana Kirchhof Machaski

Eduardo Ferreira

Nara Machado

Sistematização dos Trabalhos - Conferência Municipal de Educação - CONAE 2024 (1).pdf

Premiação da 1ªgincana escolar de educação fiscal

Agradecemos a participação de todas as escolas nesta gincana, pois valorizou as atividades no ambiente escolar envolvendo a comunidade nas ações de reconhecimento da importância dos registros fiscais das notas.   

Mais Informações

NOVIDADES da rede municipal de ensino

Das 31 escolas que compõem a Rede Municipal de Ensino (RME) de Esteio, 15 unidades escolares implantaram o sistema de captação e armazenamento de águas pluviais como culminância das atividades propostas pela Unidade de Projetos, Tecnologia e Inovação (UPTI), através do eixo de Educação Ambiental. 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) garante os direitos de aprendizagem dos estudantes aos temas contemporâneos transversais do qual faz parte o eixo.

6º DESAFIO - GINCANA ESCOLAR DE EDUCAÇÃO FISCAL

Chegamos a reta final da 1ª Gincana Escolar de Educação Fiscal.

É hora de apresentar o último desafio deste evento que movimentou a Rede Municipal de Ensino durante todo o ano letivo de 2023!

Neste desafio as equipes deverão retomar com a comunidade a divulgação do PROGRAMA NOTA FISCAL GAÚCHA. Incentivando-os novamente ao cadastro para consolidar o hábito de pedir o CPF na nota fiscal de suas compras!


Devolutivas através do email: portal@educaesteio.com.br

Lembre-se de identificar a tarefa e a escola no assunto do e-mail!


Saiba mais...

5º DESAFIO - GINCANA ESCOLAR DE EDUCAÇÃO FISCAL

Está lançado o 5º Desafio da GINCANA ESCOLAR DE EDUCAÇÃO FISCAL da Rede Municipal de Ensino de Esteio!

Família consciente, benefícios permanente! 

Neste desafio as equipes devem trabalhar sobre consumo consciente e orçamento familiar! Provocando a reflexão quanto ao que pode ser considerado essencial e supérfluo.


Devolutivas através do email: portal@educaesteio.com.br

Lembre-se de identificar a tarefa e a escola no assunto do e-mail!


Saiba mais...

4º DESAFIO - GINCANA ESCOLAR DE EDUCAÇÃO FISCAL


Neste desafio as equipes devem  refletir sobre boa conduta e  segurança no trânsito,  desenvolvendo ações e  disseminando para a toda a  comunidade escolar! 


Sugestão:

Vocês podem trabalhar sobre  a carteira de motorista e  processo até conquistá-la, o IPVA e multas de trânsito!
Podendo retomar novamente  o programa nota fiscal  gaúcha e lembrá-los sobre o  desconto gerado no IPVA  através das notinhas fiscais  no app do NFG (Aplicativo Nota Fiscal Gaúcha)


Devolutivas através do email: portal@educaesteio.com.br

Lembre-se de identificar a tarefa e a escola no assunto do e-mail!


Saiba mais...

3º DESAFIO - GINCANA ESCOLAR DE EDUCAÇÃO FISCAL


Neste desafio vamos.....

Trabalhar sobre patrimônio público e os cuidados que todos nós,

enquanto cidadãos, devemos ter com ele!  


Desafio extra para as equipes: 

Realizar uma ação de revitalização de algum espaço público ou área de convivência da escola.


Devolutivas através do email: portal@educaesteio.com.br

Lembre-se de identificar a tarefa e a escola no assunto do e-mail!


Saiba mais...

2° DESAFIO - GINCANA ESCOLAR DE EDUCAÇÃO FISCAL

Está disponível o documento com as orientações do segundo desafio da Gincana Escolar de Educação Fiscal que refere sobre o cidadão e seus direitos.

Clique aqui e vá para o 2º desafio


As evidências devem ser entregues através do documento Base compartilhado no Drive de Educação Fiscal.

Devolutivas através do email: portal@educaesteio.com.br

Lembre-se de identificar a tarefa e a escola no assunto do e-mail!


Saiba mais...

1° DESAFIO - GINCANA ESCOLAR DE EDUCAÇÃO FISCAL

Olá Professores Disseminadores de Educação Fiscal!!

Sejam bem-vindos à 1° Gincana Escolar de Educação Fiscal.

Este ano você e seus alunos irão embarcar em uma grande aventura no mundo da Educação Fiscal, aprendendo e disseminando as temáticas e conceitos fiscais de forma descontraída e divertida!


CLIQUE AQUI E VÁ PARA O 1° DESAFIO!


Neste primeiro desafio você e sua turma irão pesquisar e trabalhar sobre o Programa Nota Fiscal Gaúcha, divulgando-o para a comunidade e incentivando-os a cadastrar-se e começarem a inserir o número de CPF nas notas fiscais ao realizar uma compra.

MAS ATENÇÃO!!

Também temos um Desafio Extra neste ciclo: cada equipe que postar uma foto ou vídeo nas Redes Sociais da Escola, apresentando a sua Equipe e divulgando a 1° Gincana Escolar de Educação Fiscal, marcando as Redes Sociais do Portal Educa Esteio ganhará 100 pontos extras!


Sobre as evidências para validação das atividades


Lembre-se de identificar a tarefa e a escola no assunto do e-mail!


Saiba mais...

Semana da pessoa com deficiência

Chegamos a mais um momento importante em nosso município. Como resultado dos múltiplos olhares para a inclusão em nossa rede de educação, na semana de 21 a 28/08 estarão acontecendo muitas atividades voltadas e focadas para as sensibilizações, capacitações e abordagem deste tema tão importante e sensível, promovendo o respeito e a inclusão da pessoa com deficiência. Além da programação das escolas, o SEMEEI preparou com muito carinho, mais um repertório de sugestões e atividades inclusivas no portal educa Esteio, contribuindo para o trabalho de inclusão das escolas, com acesso livre à toda a comunidade. Novidadade: temos contos, vídeo e filmoteca, capacitações sobre a inclusão, brincadeiras, atividades interativas com Quizz, além de materiais de sensibilização e promoção de ações inclusivas. Bora lá conferir!


Clique aqui para ser direcionado para o SEMEEI