Você conhece alguma das personalidades negras da foto? Mãe Beata de Iemanjá, Abdias do Nascimento, Oliveira Silveira, Petronilha Beatriz Gonçalves da Silva? Essas personalidades realizaram ações incríveis, no decorrer da história do nosso país, nas áreas da literatura, da educação, da política, da cultura, das artes, da história, da religiosidade!
A luta mobilizada da população afro-brasileira e indígena contra o racismo, preconceito e discriminação, representa a própria trajetória histórica da constituição da sociedade brasileira. As raízes da “árvore chamada Brasil” são as riquíssimas histórias, culturas e religiosidades africanas e indígenas. Os frutos dessa frondosa árvore representam as múltiplas formas de contar histórias, de fazer a conexão com o sagrado, de criar arte, de produzir e reproduzir conhecimentos desses povos.
Com o objetivo de garantir o direito à memória afro-brasileira e indígena, muitos instrumentos legais foram criados e estão presentes nos Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Escolares. Podemos destacar:
Lei Federal nº 10.639/03;
Lei Federal nº 11.645/2008;
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira;
Base Nacional Comum Curricular;
Referencial Curricular da Rede Municipal de Esteio.
Convidamos toda a comunidade esteiense para conhecer mais sobre a história, cultura e religiosidade africana, afro-brasileira e indígenas através de artigos, vídeos, livros e demais referências socializadas aqui!