Durante os meses de julho e agosto, a Coordenação de Projetos, Tecnologias e Inovação promoveu uma série de workshops para a RME de Esteio. Vários professores tiveram a chance de trocar experiências, ouvir convidados e praticar, com casos reais de produções de alunos, métodos de se orientar um trabalho de iniciação à ciência. Veja abaixo as gravações dos encontros.
1º Encontro (19/07) - anos finais
No primeiro encontro, foram discutidas as etapas de uma pesquisa científica, além do uso de ferramentas digitais para a criação de jogos que versem sobre ensino de metodologia científica.
1º Encontro (19/07) - anos iniciais
2º Encontro (21/07) - anos finais
No segundo workshop, os professores foram estimulados a produzirem um projeto de pesquisa, se utilizando dos elementos trabalhados anteriormente e com foco nas suas realidades escolares.
2º Encontro (21/07) - anos iniciais
3º Encontro (26/07) - anos finais
Dando continuidade aos trabalhos do 2º workshop, os disseminadores foram desafiados a elaborarem um jogo que ajudasse seus orientandos a compreenderem as etapas necessárias de um projeto de pesquisa. Após a produção, houve um momento de socialização dos resultados.
3º Encontro (26/07) - anos iniciais
4º Encontro (28/07) - anos finais
O 4º encontro levou os professores a conhecerem um estudo de caso da própria rede pública de ensino. Após a análise do caso concreto, os disseminadores refletiram acerca de produções de alunos, e elaboraram maneiras de como orientar trabalhos com aquelas temáticas.
4º Encontro (28/07) - anos iniciais
5º Encontro (02/08) - anos finais
Ainda com estudos de caso, a professora Cristiane Gomes relata algumas de suas experiências de orientação de iniciação científica, provocando os disseminadores a pensarem suas próprias práticas.
5º Encontro (02/08) - anos iniciais
6º Encontro (06/08) - anos finais
Fechando o ciclo de workshops, a professora Maribel Soares traz sua experiência como professora de séries iniciais, e como a iniciação científica estimula o protagonismo estudantil. Logo após sua exposição, a professora convidada Drª Roberta da Cruz Piuco disserta acerca da importância da metodologia na formação humana e suas experiências como pesquisadora. Por fim, alguns elementos do regulamento da 29ª FEMUCI são apresentados.