PROGRAMA HORIZONTES

Desafios e Superação em Tempos de Crise 

   

O desenvolvimento da aprendizagem escolar, sempre se constituiu um desafio para os profissionais envolvidos com seus processos. Nossa rede municipal de ensino, expressa esta diversidade de conceitos em seus documentos normativos, os quais sintetizamos princípios já referenciados pelo Referencial Curricular Gaúcho (2018, p. 22), o qual ressalta que "a aprendizagem acontece, envolvendo experiências construídas por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais", ressaltando ainda que "aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio" (ídem). 

Frente a tais conceptualizações, não se pode restringir a oferta de possibilidades de acesso e interação escolar para todas as etapas de ensino, em um momento tão crucial na história da humanidade. Neste sentido, a situação de pandemia, nos remonta a reflexões de como garantir estas possibilidades e a superação destes desafios, frente a eminente demanda de estudantes que não concluíram a etapa de educação básica fundamental no tempo adequado para evitar a distorção idade/ano. 

Para tanto, em 2020, surgiu e deu-se início ao Programa Horizontes, voltada para este público, constituído por um novo formato mediante a proposta de um ensino híbrido o qual ofereça “diferentes possibilidades de/para atender as especificidades dessa modalidade de ensino” (RCE, 2019, p. 30). 

Com este intuito, dentre os objetivos do Programa, tem-se como premissas a aceleração de estudos respeitando-se as necessidades básicas de aprendizagem inerentes a este grupo, organização curricular diferenciada e flexibilizada com o uso de metodologias ativas. Como culminância desta construção busca-se, com uma avaliação formativa, cumulativa e progressiva, (a qual fundamenta-se no diálogo e na superação dos desafios inerentes aos processos individuais de aprendizagem), a superação e o desenvolvimento de cidadãos aptos à continuidade educativa no Ensino Médio, com habilidades essenciais à inserção no mercado de trabalho, meta da grande maioria de estudantes do Programa.

Esta proposição, só se tornará efetiva "por meio da participação, mediação e interatividade" (RCG, 2018, p. 22). Neste momento, uma das ações  para este fim, vem ocorrendo de forma remota, onde este repositório, consiste nas atividades desenvolvidas com estes estudantes e de todos os acervos disponibilizados pelos respectivos professores das escolas. Em cada pasta, estarão disponíveis os planos de aula semanais, os links que esclarecem e orientam os conteúdos e as videoaulas para serem assistidas de forma assíncrona, para aqueles que foram impossibilitados de assisti-las em tempo real.

Logo, contamos com a participação ativa e efetiva de nossos estudantes, entendendo que, para que este ano se encerre satisfatoriamente, as ações não dependem somente dos professores, da escola ou da Secretaria de Educação. Existe uma parte muito importante, que só pode ser desenvolvida pela família e pelo estudante. A ação da família consiste no apoio necessário ao acesso as atividades. Alguns precisarão de sinal de internet, outros de alguém que ajude na organização do horário de estudos, incentivando para que tenham reservado um horário para estudar e talvez, liberando o estudante de alguma atividade para dar conta dos estudos propostos. Por outro lado, só o próprio estudante pode ser responsável pela dedicação, organização e esforço durante as tarefas, pois de nada adiantará o esforço de terceiros se o estudante não quiser aprender. 

Por isso, conta-se muito com o comprometimento e maturidade de todos em realizar as atividades orientadas pelo professor, pois só assim, o ano escolar e a conclusão dos estudos com aprovação será possível. Além do empenho de cada um, a assessoria do Programa se coloca a disposição de nossa comunidade, junto com seus professores, para tornar o sonho de uma formatura, possível, no próximo ano. Grande abraço. #contocomvocês.


Bons estudos!

Roselane Santos 

Assessora Pedagógica – SME 

Coordenadora Local – Programa Horizontes.


Acesse a Plataforma Plurall